3.26.2005

A mesa

Este blog foi criado à mesa. Numa mesa p'ra dois.
Vocês já repararam a quantidade de coisas que se podem fazer à mesa? A primeira que vem à cabeça é, naturalmente, comer. Mas mesmo a mesa para comer, não é uma realidade que não mereça algumas reflexões.
Tomar o pequeno almoço e fazer uma jantarada de negócios são situações substancialmente diferentes. Um jantar romântico e um hambúrguer rápido numa cadeia de fast-food, um piquenique no monte do Bom-Jesus e um almoço de casamento, um lanche no quartel dos bombeiros por ocasião do 30º aniversário da companhia ou um pacote de bolachas comido à secretária no escritório... a mesa para comer levanta muitas possibilidades.
Contudo, há uma situação particular que me chama a atenção: a mesa para um. Há inúmeras pessoas que tomam as suas refeições sem qualquer companhia (normalmente, não vão jantar sozinhas a um restaurante requintado ou íntimo porque não conseguem visualizar, nos outros lugares da mesa, nada de requinte ou intimidade). Sentam-se nas mesas da restauração no shopping, disfarçam a solidão com um livro ou um jornal ou simplesmente apoderam-se da companhia de todas as outras pessoas presentes no local. Ouvem estórias, fazem julgamentos, observam andares e atitudes, miram a televisão que, insistentemente, se encontra sempre ligada num canto qualquer.
E pensam, reflectem, concluem, analisam...
As potencialidades que oferece uma mesa p'ra um...

5 Comments:

At 3:48 da manhã, Blogger Sandra Isabel said...

Concordo plenamente com a tua meditação. Trata-se de um aspecto que, para o bem de uns e para o mal de outros, acaba por se tornar num fenómeno natural, sem qualquer necessidade de ser repensado. No entanto, quando começamos a numerar as coisas que podem ser feitas à mesa, surgem ideias que nunca nos passaram pela cabeça :))

 
At 10:41 da manhã, Blogger Carla Gomes Rocha said...

Hello!

Acho muito interessante essa tua análise... Agora deixo-te uma outra sugestão... Já pensaste no que se pode fazer dentro de um carro? Pensa nisso... Talvez seja um novo tema para uma futura reflexão... :)

Beijinhos

 
At 8:18 da manhã, Blogger Sandra Isabel said...

pegando na sequência que a Carla nos deixou, já pensaste o que se pode fazer num banco de um jardim ...
ehehehe agora já estamos a abusar !

beijinhos
Sandra

 
At 3:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

chataaaaaaaaa...

 

Enviar um comentário

<< Home