4.18.2005

Quanto mede tudo?

Desenganem-se os que pensam que este blog é triste e solitário. Bem pelo contrário, a mesa p'ra um é o que de mais integrador existe. Grandes obras de arte já nasceram desta forma. O presente blog é disso um cabal exemplo. A sua artista assim o criou, à mesa com os seus pensamentos. Na realidade, a mesa p'ra um é frequentemente acompanhada de outras mesas p'ra um. Quantas vezes não estamos sentados junto de estranhos numa biblioteca ou num espaço público de restauração, quantas vezes comemos à mesa com tantas outras pessoas que não conhecemos? Estamos sós, e contudo numa mesa p'ra muitos mais. Acontece mesmo de estarmos à mesa com amigos ou familiares e fazermos desse espaço um espaço só nosso, escondendo-nos atrás dos nossos pensamentos. Também aí nos encontramos numa mesa p'ra um.

Mas deixemo-nos destas divagações - certamente já ficou claro o meu intuito - e passemos ao verdadeiro problema que cá nos trouxe: O TAMANHO DO UNIVERSO.
Quanto mede tudo? Aqui está uma questão algo existencial e mesmo um pouco impúbere mas que, apesar do quarto de século, continua a atormentar-me. Onde acaba o universo? Será que acaba? Os meus neurónios correm afogueados quando lhes coloco a hipótese de existir algo que não acaba mais. A minha estrutura lógica não consegue evitar perguntar-se onde é o fim do infinito. De uma forma algo complexa, habituei-me a ver o fim de tudo, e tudo me leva a crer que até o infinito deve ter o seu término. Não consigo, de forma alguma, enfiar dentro do pequeno espaço ocupado pelo meu crânio essa ideia de algo que não acaba. Em conversa com o meu irmão, fiquei com a sensação que ele já tem mais facilidade em lidar com esse conceito. No entanto, talvez isso se explique por uns três anos de vida que me leva de vantagem, juntamente com alguns centímetros de diferença na massa cerebral. Admito que, para mim, tal é impossível.
Contudo, questão ainda mais complicada é admitir que o universo tem um fim. Assim sendo, acabará ele num muro que o determine? Sendo esse muro real, o que estará por detrás dele? Outro universo? Deitemo-lo por terra como ao muro de Berlim, que descobriremos?
Esta é uma questão que dará horas à mesa. Aceitam-se opiniões.